• vaniacmlsite

Vereadores rejeitam veto e aprovam projeto que regulamenta soltura de fogos de artifício

Por sete votos a cinco , os vereadores rejeitaram o veto do Executivo ao Projeto de Lei 02/2020, que regulamenta no município a utilização, queima e soltura de fogos de artifício de efeito sonoro, de autoria da vereadora Priscila Cinthia Finamore Degaspari (PTB). Agora, o projeto volta para o Executivo, que terá 48 horas para promulgar a matéria, tornando-a lei.

Em seu projeto, Priscila relaciona os malefícios que os fogos de efeito sonoro causam ao meio ambiente e, principalmente às pessoas. "São inúmeros os casos de acidentes, queimaduras e demais lesões que podem levar ao óbito". Ela também destacou, em seu projeto, que igualmente a fauna silvestre e doméstica sofrem com esses artefatos. Já o Executivo, após análise da matéria, manifestou-se contrário e vetou totalmente o projeto por considerá-lo inconstitucional.

Durante a sessão desta terça-feira, 12, quando o veto foi apreciado, a vereadora defendeu seu projeto, destacando que vários municípios já proibiram a soltura de fogos. "Sou a favor da minha causa, dos eleitores que confiaram em mim", disse Priscila. A vereadora teve o apoio dos colegas Rodrigão (MDB) e Nilson Cruz (PSD), que revelaram seus votos. Já o vereador Marquinhos do Leite (PSDB) disse que votaria a favor do veto do prefeito, por já ter apresentado emenda a esse projeto que foi barrada pelo plenário.