Prefeitura cumpre metas fiscais mesmo com queda na receita e aumento de despesas

A Prefeitura de Louveira apresentou os dados de cumprimento das Metas Fiscais dos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano, em audiência pública promovida pela Câmara de Louveira na noite desta segunda-feira, 28. Os dados mostram que houve queda de 5,65% na receita e aumento de 5,36% nas despesas no período, marcada pela pandemia da Covid-19. Mesmo desobrigado por lei federal, a Prefeitura de Louveira demonstrou que cumpriu as metas fiscais. O vereador Helinho (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, foi quem comandou a audiência.

Os dados foram apresentados pela diretora contábil da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura, Luzinete Dias de Carvalho. O secretário de Finanças, Doraci Chicalhoni, acompanhou a audiência. Segundo a apresentação, foram arrecadados cerca de R$ 120 milhões, sendo o repasse do ICMS a principal receita de Louveira, com R$ 60,6 milhões recebidos. Em relação às despesas do município, os dados demonstram que houve aumento de 5,36%, passando para R$ 119 milhões em no quadrimestre.

Em relação aos valores investidos, foram liquidados R$ 55 milhões na Saúde, o que representa 24,3% da arrecadação. Na Educação, Louveira destinou R$ 64 milhões, o equivalente a 27,8%. Os dois índices estão acima do mínimo legal que é de 15% e 25%, respectivamente. As despesas com pagamento de pessoal representaram 37,5%, índice bem abaixo do limite constitucional, em que o município pode gastar até 54% da arrecadação com folha de pagamento.