A Câmara Municipal de Louveira realizou a 16ª Sessão Ordinária na noite desta terça-feira, 29, com a aprovação de um projeto de Lei, da ata da sessão anterior e apresentação de 19 indicações de melhorias. A sessão durou aproximadamente 90 minutos.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do vereador Caetano (PTB), que deu o nome de Jean Marcelo Peixoto à praça localizada na rua Jayme Mariano Mendonça, no bairro Altos da Colina. O histórico do homenageado faz parte do projeto de lei aprovado.

A próxima sessão está prevista para o dia 13 de outubro, às 18h30.

A Prefeitura de Louveira apresentou os dados de cumprimento das Metas Fiscais dos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano, em audiência pública promovida pela Câmara de Louveira na noite desta segunda-feira, 28. Os dados mostram que houve queda de 5,65% na receita e aumento de 5,36% nas despesas no período, marcada pela pandemia da Covid-19. Mesmo desobrigado por lei federal, a Prefeitura de Louveira demonstrou que cumpriu as metas fiscais. O vereador Helinho (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, foi quem comandou a audiência.

Os dados foram apresentados pela diretora contábil da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura, Luzinete Dias de Carvalho. O secretário de Finanças, Doraci Chicalhoni, acompanhou a audiência. Segundo a apresentação, foram arrecadados cerca de R$ 120 milhões, sendo o repasse do ICMS a principal receita de Louveira, com R$ 60,6 milhões recebidos. Em relação às despesas do município, os dados demonstram que houve aumento de 5,36%, passando para R$ 119 milhões em no quadrimestre.

Em relação aos valores investidos, foram liquidados R$ 55 milhões na Saúde, o que representa 24,3% da arrecadação. Na Educação, Louveira destinou R$ 64 milhões, o equivalente a 27,8%. Os dois índices estão acima do mínimo legal que é de 15% e 25%, respectivamente. As despesas com pagamento de pessoal representaram 37,5%, índice bem abaixo do limite constitucional, em que o município pode gastar até 54% da arrecadação com folha de pagamento.

Tendo em vista a notícia de que estaria circulando convite para evento(s) na Câmara Municipal, cumpre destacar que não há, na programação da Câmara, eventos com propósito institucional de reuniões de pessoas ou reivindicações (exceto audiências públicas obrigatórias por lei), em virtude das vedações à publicidade institucional em período eleitoral. Os requerimentos de uso do espaço público, quando realizados, subordinam-se à responsabilidade do requerente e às normas da Câmara quanto ao uso por terceiros (ou mesmo Vereadores), especialmente quanto aos limites e cautelas de acesso decorrentes do cenário epidêmico da covid-19.