Ouvir a Notícia
A conquista do prêmio Franco Montoro pelo projeto Hortas Urbanas foi motivo de reconhecimento do Poder Legislativo de Louveira na tarde desta terça-feira, 25. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a Moção de Congratulações, Aplausos e Reconhecimentos, de autoria do vereador Nilson Cruz, em alusão ao empenho e dedicação dos envolvidos no projeto, desenvolvido pela Secretaria de Serviço Social com apoio do Sindicato Rural de Jundiaí/Senar-SP. Os vereadores Clodoaldo, Priscilla Finamore e Tico da Colina não compareceram à sessão.
Recentemente, o projeto Hortas Urbanas alcançou o primeiro lugar na categoria Agricultura Urbana e Periurbana, do Prêmio Franco Montoro, oferecido pelo governo estadual e garantindo destaque para a cidade de Louveira. O prêmio foi entregue no início de junho. Até o momento, são quatro as hortas urbanas instaladas: CRAS Santo Antonio (6/2023), bairro Vassoural (10/2023), CDHU Diamante (9/2023) e bairro Estiva (5/2024). O projeto tem por objetivo proporcionar complementação de renda e acesso a alimentos de qualidade por famílias em situação de vulnerabilidade social.
O vereador Nilson Cruz destacou todo o envolvimento do poder público municipal e do sindicato na construção e manutenção desse projeto que, em pouco tempo, alcançou tamanha admiração por seu resultado. A Moção destaca, entre outras pessoas, a figura do professor Dejair Aparecido dos Reis que, de forma voluntária, fez a doação do sistema de irrigação, mudas, adubação, construção de estufa e aplicação de conhecimentos técnicos para assegurar a implantação do projeto. Ao seu lado, a atuação de Maria de Fátima da Silva de Carvalho e José dos Santos, que deram continuidade ao projeto no CRAS Santo Antonio, com cinco alunos. O autor registrou, ainda, que o projeto surgiu como resposta ao desejo do prefeito Estanislau Steck em investir na agricultura familiar.
O projeto teve, ainda, atuação importante do Sindicato Rural, por meio de seu representante José Roberto Valdemarin, que assumiu a capacitação técnica dos envolvidos, e das instrutoras engenheiras Flávia Sellmer Antoni e Ana Paula Zimbardi Limbardido, na capacitação dos alunos e implantação das horas urbanas.
E, pelo lado da Prefeitura, os destaques foram para representantes e servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin, Larissa, Regina Nunes de Ponte e Daniela Paes Souza; de Meio Ambiente, Rose Celidonio e Flávia Camargo; de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto; de Serviços Públicos, Guilherme Manente, e Fumhab, Carlos Eduardo Diniz. A Associação dos Produtores Rurais também apoiou o projeto, por meio dos representantes Gustavo Cavalli, Gustavo Bossi e Lucas Strabelo.
O vereador Nilson afirmou que “esse prêmio é uma demonstração do impacto positivo do projeto em nosso município e um incentivo para continuarmos trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável e da agricultura familiar”. Os vereadores Fábio Borriero e Marquinhos Deca também se pronunciaram em apoio à Moção.
Publicado em: 26 de junho de 2024
Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto Jasso
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O Hospital Regional de Jundiaí deve atender, prioritariamente, aos pacientes que moram nas cidades que pertencem à Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) ou da vizinha Itatiba. Esse é o apelo qu...
Apoio aos artistas, promoção ao estudo e à reflexão sobre a produção artística cultural de Louveira. Esse é o teor do Projeto de Lei 6/2025, de autoria do vereador Kaká Rodrigues, e que instit...
A mudança de dia e horário das sessões ordinárias, realizadas quinzenalmente pela Câmara de Louveira, foi aprovada em primeiro turno pela maioria dos vereadores, durante sessão ocorrida na tar...
Os vereadores de Louveira aprovaram, em primeiro turno, Projeto de Resolução que altera dois artigos do Regimento Interno da Câmara. Com as mudanças, a partir de agora os vereadores poderão en...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: ZMC.