Inicial Fone: (19) 3878-9420

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook da CM de Louveira instagram da CM de Louveira

Notícias

Ouvir a Notícia


Comércio que tiver bebedouro deverá oferecer copos descartáveis


O projeto de lei 14/2021, de autoria do vereador Fábio Borriero (PDT), foi aprovado durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada em 11 de maio. De forma geral, o projeto obriga que os estabelecimentos que tiverem bebedouro deverão oferecer copos descartáveis para as pessoas. Para ele, o principal objetivo é manter a higiene, evitando o contato cruzado em especial nessa época de pandemia.

 

O autor pediu o apoio dos demais vereadores e se antecipou em relação às questões ambientais. Para ele, o copo descartável poderá ser separado e colocado para a coleta seletiva existente na cidade. Fábio afirmou, ainda, que as pessoas que frequentam um estabelecimento específico como academias, podem levar o seu próprio copo para evitar o uso excessivo dos descartáveis. Ele fez questão de ressaltar, ainda, que a lei abrange somente os estabelecimentos que possuem bebedouros.

 

A vereadora Priscilla Finamore (PTB), entretanto, declarou-se contrária ao projeto, por questão de princípios. Segundo ela, a obrigatoriedade contraria uma de suas pautas, que é a defesa do Meio Ambiente. Ela explicou que tem que estimular e ensinar as pessoas a agirem corretamente e que não se trata da quantidade de copos, mas de trabalhar pensando não somente em Louveira, mas no mundo todo. Ela exemplificou que a Câmara possui a campanha Adote um Copo e também oferece garrafa térmica para cada servidor. E que frequentadores de academia, por exemplo, carregam suas próprias garrafas.

 

O presidente vereador Marquinhos do Leite (PSDB) afirmou que apoia o projeto, mas que isso poderia ser mais uma medida educativa, com participação até da Prefeitura em auxiliar ou mesmo doar os copos, nesse momento de pandemia. O vereador Clodoaldo (Solidariedade) também falou sobre a conscientização das pessoas para o uso mínimo dos copos.

 

No final, o projeto passou com a aprovação de 10 votos favoráveis e um contrário. Ele prevê que os estabelecimentos infratores sejam punidos com 5 UFMs (Unidades Fiscais do Municípios).

 
 
 

(Texto: Ricardo Pupo / Foto: Gisele Floriano)


Publicado em: 12 de maio de 2021

Publicado por: Ricardo Pupo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

      E a cada semana, mais um grupo de alunos da rede municipal se faz presente para participar do programa Conhecendo a Câmara, mantido pela Escola do Legislativo Comendador Walter Mazalli da Câm...

Leia Mais

    O Hospital Regional de Jundiaí deve atender, prioritariamente, aos pacientes que moram nas cidades que pertencem à Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) ou da vizinha Itatiba. Esse é o apelo qu...

Leia Mais

     Apoio aos artistas, promoção ao estudo e à reflexão sobre a produção artística cultural de Louveira. Esse é o teor do Projeto de Lei 6/2025, de autoria do vereador Kaká Rodrigues, e que instit...

Leia Mais

     A mudança de dia e horário das sessões ordinárias, realizadas quinzenalmente pela Câmara de Louveira, foi aprovada em primeiro turno pela maioria dos vereadores, durante sessão ocorrida na tar...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte