Todas as Notícias

31/07/2019

Vereadores retornam às sessões na próxima terça, dia 6

       As sessões ordinárias da Câmara de Louveira serão retomadas na próxima terça-feira, dia 6, às 18h30, com as novas regras do Regimento Interno, aprovado no primeiro semestre com 350 artigos. A pauta, que ainda não está finalizada, deverá conter dois projetos de lei para aprovação, além da apresentação de outras proposituras, como indicações, moções e requerimentos.

       O novo Regimento prevê a leitura de correspondências no Pequeno Expediente, as votações na Ordem do Dia e os pronunciamentos dos vereadores no Grande Expediente. A expectativa é de que as mudanças no Regimento Interno possam trazer mais dinamismo às sessões, além de melhorar a atuação da Câmara como poder representante do cidadão louveirense. O recesso parlamentar é o período em que as sessões são interrompidas, mas as atividades administrativas e os gabinetes continuaram trabalhando.

25/07/2019

Câmara realiza Campanha de Incentivo à Doação de Sangue

        Durante os meses de agosto e setembro, a Câmara de Louveira irá realizar a Campanha de Incentivo à Doação de Sangue, envolvendo vereadores, servidores e familiares. O objetivo é contribuir com o banco de sangue do Colsan, em Jundiaí, utilizado na região para salvar vidas. Este é o segundo ano que a Câmara se organiza numa campanha de conscientização sobre o tema.

        A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, já que muitas pessoas enfermas têm, no sangue, a única maneira de receber tratamento ou mesmo em casos de acidentes, para reposição em cirurgias. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até três vidas. Mas o sangue não é apenas utilizado em cirurgias. Seus componentes podem ser utilizados, por exemplo, em casos de anemia, doença falciforme, tratamentos de câncer, de queimaduras ou choques, e distúrbios de coagulação.

        As doações serão feitas no Hemocentro Colsan Jundiaí, localizado à rua XV de Novembro, 1848. O local possui estacionamento gratuito, que pode ser acesso pela Avenida dos Ferroviários, 2100. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30.  Toda coleta de sangue é realizada com material estéril e descartável, não existindo, portanto, risco de contrair doenças na doação. É muito importante, para a segurança de quem vai receber o sangue, que o doador responda com sinceridade às perguntas feitas pela equipe do Hemocentro. A Campanha da Câmara será de 8 de agosto a 30 de setembro.

        Para fazer a doação de sangue, a pessoa deve comparecer com um documento oficial com foto (RG, Carteira Profissional ou de Habilitação – CNH), ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém sem ter ingerido refeições gordurosas).

        Se o doador tiver menos que 18 anos, deve estar acompanhado pelo responsável legal, apresentar cópia do documento de ambos e preencher a autorização no momento da doação. Se for desacompanhado, o menor precisa levar cópias dos documentos de identidade e de autorização com firma reconhecida em cartório.

            Pessoas que tenham risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue não podem fazer a doação. Neste caso, estão os usuários de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro, múltiplos parceiros ou ser parceiro de portadores de Aids ou hepatite, por exemplo.

            Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. No caso de mulheres, a doação pode ser feita a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.  Possíveis doadores que tomem medicamentos de uso contínuo, usaram medicação ou se vacinaram em data próxima à doação devem esclarecer dúvidas quanto a possibilidade de doação pelo telefone (11) 4521-4025

04/07/2019

Comissão Integrada trabalha conscientização ambiental e de saúde na Câmara

        A Comissão Integrada de Qualidade, Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Louveira realizou, durante o mês de junho, duas palestras de sensibilização e conscientização para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente. Outras atividades como solicitação de treinamentos, ideias para melhorar a compostagem, redução de consumo de água e contratação da Medicina Ocupacional também estão no relatório mensal apresentado pela Comissão.

       Segundo destaca no documento, a comissão foi responsável pela realização de palestra com apoio da Secretaria de Gestão Ambiental no dia 6 de junho, com a participação do secretário da pasta, Claudio Scalli. Na ocasião, a comissão apresentou dados relativos ao consumo de água, energia elétrica, papel, água mineral em copos e uso de copos descartáveis, de maneira a conscientizar os servidores sobre o uso racional.

        Outra palestra, realizada pelo gabinete do vereador Caetano (PTB), teve apoio da comissão. Ela ocorreu no dia 14, com o tema Contexto Ambiental Contemporâneo e Ações Locais, ministrada pelo professor Márcio Cozzati, coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera.

          Ainda em relação ao tema Sustentabilidade, a comissão sugeriu a aquisição de material para peneirar e armazenar a terra vegetal produzida na compostagem, em embalagens plásticas lacradas a serem distribuídas.

       A comissão encaminhou, ainda, pedido para atualização de dados cadastrais dos servidores terceirizados para atender os requisitos do Procedimento de Aquisição e de Recebimento de Materiais e Serviços. Houve constatação do constante travamento das válvulas de descargas dos vasos sanitários, ocasionando desperdício de água, solicitando reparo.

      Em relação à Saúde Ocupacional, os integrantes visitaram empresas do ramo para compor o mapeamento de preços da fase interna da licitação para contratação de serviços, além de checagem do Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento capaz de salvar vidas em casos de urgências.

04/07/2019

Alunos do Ceil bairro e Vila Pasti encerram visitas monitoradas

        A Câmara de Louveira recebeu, nesta quinta-feira, 4, alunos de duas escolas municipais para as visitas monitoradas, encerrando, assim, as atividades do programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Promovidas pela Escola do Legislativo Comendador Walter Mazalli da Câmara, as visitas ocorrem semanalmente desde fevereiro e procuram estimular a consciência cidadã nas crianças com faixa etária próxima aos dez anos.

        Pela manhã, os alunos do 4º C do Ceil Bairro, acompanhados pela professora Renata, foram recebidas na Casa. À tarde, foi a vez dos alunos do 4º ano D, da escola da Vila Pasti, acompanhados pelo professor Daniel e pela monitora Kelly.

        Nas duas ocasiões, as crianças receberam informações sobre o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e suas diferenças. Também tiveram orientações sobre cidadania, eleições, o papel do vereador, participação dos moradores e a relação da comunidade entre si e com os poderes públicos.

        Na Câmara de Louveira, a visitação percorreu as salas administrativas, estúdio de TV, gabinetes da presidência e demais vereadores, auditório Vereador Jacyr Dinofre e plenário Vereador José Chiquetto.  Também foi incentivada a participação com perguntas. Para finalizar, as crianças subiram ao palco onde ocorrem as sessões, sentaram-se nas cadeiras dos vereadores e receberam as últimas informações sobre o Poder Legislativo. Como agradecimento à visita, os alunos ganharam uma cartilha especialmente desenvolvida em linguagem infanto-juvenil, resumindo tudo o que aprenderam durante a permanência na Câmara.

        Outros grupos de pessoas, escolares ou adultos, podem agendar suas visitas, bastando entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (19) 3878-9420.

01/07/2019

Arrecadação da Campanha do Agasalho é entregue à Cáritas

        Os vereadores Caetano e Helinho (ambos do PTB) e Leandro Lourençon (PSDB) fizeram a entrega das peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho realizada pela Câmara de Louveira ao Centro Social da Cáritas Paroquial Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Santo Antonio. Foram arrecadados 46 cobertores novos e dezenas de roupas infantis e de adultos, além de calçados. A entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1º.

        Os donativos foram arrecadados pela Câmara junto aos servidores, vereadores e visitantes e serão destinados para auxiliar no atendimento feito pela Cáritas. Segundo Talita Sechim dos Santos, que recebeu a equipe do Legislativo, atualmente a Cáritas atende aproximadamente 300 pessoas por mês, que necessitam de alimentação e roupas. O local também realiza trabalho social com oficinas sociais culturais para crianças de 6 a 12 anos, programa de empreendedorismo para adolescentes de 13 a 18 anos, orientações para emprego aos adultos e alfabetização digital para idosos acima de 60 anos.

        Para manter toda essa estrutura, a Cáritas vive de doações, como o da Campanha do Agasalho. As roupas são doadas para famílias carentes ou colocadas no bazar mantido pela entidade, onde as peças de roupas custam a partir de 0,50 centavos.

        Atualmente, a Cáritas precisa de roupas e calçados masculinos, além de aceitar outras doações, como alimentos para cestas básicas. Os interessados em contribuir podem ligar para (19) 3848-1389 ou entregar na rua Antonio Chicalhone, 209, no bairro Santo Antonio.

O vereador Caetano, presidente da Comissão que coordenou a campanha neste ano, explicou que ao participar de ações como esta, a pessoa tem a oportunidade de contribuir com o próximo, doando muito mais que roupas. “Muitos não conhecem a realidade e a necessidade das pessoas mais carentes. Devemos continuar a contribuir sempre, oferecendo mais carinho e amor ao próximo”, reconheceu.

Please reload

1/1

1/1

1/1

1/23

1/1

Rua Wagner Luiz Bevilacqua, nº 35, Bairro Guembê - CEP 13290-000 - Louveira - Estado de São Paulo - Contate-nos: (19) 3878-9420 

Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira  das 09:00 às 17:00 horas

Copyright - Câmara Municipal de Louveira - Todos os direitos reservados