Todas as Notícias

30/08/2019

Servidores participam de programa de peso saudável e pressão arterial

        A Comissão Integrada de Qualidade, Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Louveira promoveu, no mês de agosto, de mais um módulo do Programa de Controle de Composição Corporal e Pressão Arterial, com o objetivo de orientar os servidores municipais sobre os benefícios da alimentação saudável e controle da pressão arterial.

       Durante as últimas semanas, 36 pessoas passaram pela avaliação, recebendo orientações sobre controle de peso, controle da pressão arterial, alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar. O próximo módulo deverá ser realizado em novembro.

        A avaliação de peso é feita com a aplicação do exame de bioimpedância, que mede a composição corporal de uma pessoa. Utilizando-se de um aparelho específico, o exame estima a massa magra, a gordura, a musculatura, o metabolismo basal (quantidade de calorias que o corpo precisa diariamente), a idade corporal e a gordura visceral. Além disso, também é medida a pressão arterial. As informações são mantidas numa planilha de controle para que cada servidor possa avaliar suas necessidades.

23/08/2019

Vereadores visitam obras com prefeito Júnior Finamore

      Na manhã desta sexta-feira, 23, os vereadores de Louveira participaram do Projeto "Café com o Prefeito", percorrendo várias obras em andamento e outras já concluídas na cidade. O encontro foi iniciado na Prefeitura e seguiu com paradas em vários pontos do município. O objetivo foi fortalecer a parceria entre o Executivo e o Legislativo, e ampliar as informações sobre o leque de projetos da Prefeitura.

         Participaram do encontro o presidente da Câmara, Laércio Neris (PTB) e os vereadores Helinho (PTB), Agostinho Tardiveli (PSDB), Clodoaldo (PPS), Leandro Lourençon (PSDB), Luiz Rosa (MDB), Marquinhos do Leite (PTB), Nildo do Redenção (PPS), Nilson Cruz (PSD), Priscilla Finamore (PRB), Rodrigão (PSD) e Tico da Colina (PRB).  Recepcionaram os parlamentares o prefeito Júnior Finamore, a vice-prefeita Neusa Orestes e os secretários municipais Hélio Braz (Governo e Comunicação Social) e José Luis Bernegossi (de Gestão de Projetos).

         O primeiro ponto visitado foi a obra da nova represa, que tem 115 mil metros quadrados de área e capacidade para armazenar 600 milhões de litros de água. O segundo ponto foi a Estação de Tratamento de Água (ETA), que tem capacidade para tratar 250 litros por segundo, sendo que a captação da água bruta é feita nos córregos Fetá e Rainha. O grupo também visitou o Centro de Reabilitação de Louveira, onde puderam conhecer a academia, a piscina de hidroterapia, a ala de fisioterapia e pilates. Esse espaço atende uma média mensal de 4 mil pacientes e já está em andamento a construção de área para diagnósticos por imagem.

          O grupo percorreu o terreno onde deverá ser construído o parque, no bairro Capivari e depois se dirigiu ao ginásio e piscina municipal, ao lado Centro Educacional Integrado de Louveira (Ceil), onde estava o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Marcos Roberto Pavarin. A próxima parada foi no Centro de Monitoramento da Guarda Municipal, onde o grupo foi recebido pelo secretário de Segurança, Antonio Luiz Falsarella.

         Depois de passar pelo reservatório de água do Jardim Juliana, que tem capacidade para 1 milhão e meio de litros, o grupo encerrou a visita no Centro Educacional de Convivência Infantil (Ceci) Pequenos Brilhantes. A escola, de educação infantil, atende 520 crianças de 2 a 4 anos em período integral.

22/08/2019

Laércio assina parceria com Alla e anuncia reabertura da Biblioteca

          A Biblioteca Municipal Estudante William Bassi, da Câmara de Louveira, terá suas novas instalações abertas ao público e com uma novidade: a parceria com a Academia Louveirense de Letras e Artes (Alla). O presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB) assinou a autorização de uso do espaço na manhã desta quinta-feira, 22, data em que se comemora o Dia do Escritor Louveirense.

          Participaram do encontro integrantes da diretoria da Alla, o diretor geral da Câmara, Thiago Reis Augusto Rigamonti, e da diretora Administrativa do Legislativo, Tamiris Cristina Pereira. Em seguida, vereadores, diretores e acadêmicos foram conhecer o local onde funcionará a nova biblioteca.

             O documento permite que as instalações sejam utilizadas pela Alla na realização de encontros e eventos culturais e literários. “Desde que assumimos a presidência em janeiro, tínhamos a intenção de reabrir a biblioteca e a parceira com a Academia irá permitir a realização de atividades culturais e atrair a participação do público”, declarou o vereador. Sandra Rossi, presidente da Alla, também se mostrou bastante agradecida com o incentivo da Câmara. “A reabertura é uma ótima notícia e iremos trabalhar com muita dedicação para que este espaço seja exemplo de atividades culturais e de incentivo à leitura e à literatura”, comentou.

           Com a reabertura, a população poderá acessar o acervo literário, histórico e de jornais da biblioteca, além de poder participar das atividades desenvolvidas no local, em parceria com a Academia. A previsão é de que as instalações estejam prontas em outubro próximo.

21/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Nilson Cruz pede volta do ponto de ônibus na Av. Armando Steck

        O vereador Nilson Cruz (PSD) começou sua fala defendendo duas indicações, sendo uma delas pedido ao secretário da pasta competente, para a colocação de ponto de ônibus na avenida Armando Steck, que passou por reforma. "Fica difícil para os usuários, que precisam ficar no tempo", disse. Nilson também reiterou a instalação de lombada na rua Antonio Chicalhone, no bairro Santo Antonio, próximo ao posto de gasolina, onde acontecem muito acidentes. "Venho pedir ao secretário da pasta competente para nos ajudar a evitar próximos acidentes. Precisamos de agilidade".

       Nilson parabenizou o colega Rodrigão, que conseguiu sucesso na retirada de um baú, utilizado por usuários de drogas, e questionou qual o remédio que ele usou, "porque estou com várias e várias indicações de carros abandonados e creio que é o mesmo remédio. Vou saber com certeza numa reunião que teremos na próxima sexta-feira e vou trazer esse remédio. Já pedi várias vezes para tirar os carros abandonados e nada acontece”. Nilson informou que viu em postagens nas mídias sociais carros e mais carros sendo recolhidos das ruas de Vinhedo. "É isso o que precisamos", frisou.

      Nilson também destacou que pediu ao Executivo que mande para a Câmara projeto de isenção do IPTU. "Peço ao prefeito Júnior Finamore que mande esse projeto o mais rápido possível, até por que o ano que vem é período eleitoral", lembrou. O vereador também aproveitou para mostrar uma página do Jornal Tribuna que tratava de projeto que vem defendendo. “Desde o primeiro mandato venho defendendo uma quadra no jardim Amazonas, no Santo Antonio. Eu já tinha falado com Executivo, com o prefeito Júnior, com secretário e comecei a desenvolver ele com o Geraldo, nosso secretário. Aí, fiquei surpreso de pegar o jornal e ver o secretário Rodrigo, e eu não entendo, este rapaz está jogando bola, está cabeceando, fazer duas coisas não dá para fazer. Vamos por partes. O vereador faz a indicação e o Executivo executa. O secretário está pulando na frente, querendo fazer o gol. Ele é pré candidato às eleições de 2020. Não é justo. Respeito muito o secretário, mas cada um no seu lugar. Primeiro ganha a eleição e depois vem aqui fazer a indicação. Deixo aqui minha revolta. Estou no segundo mandato, sétimo ano, faltando um ano e meio para eleições, onde fica o trabalho do vereador? Estou desabafando, deixo esse recado.  Mais de meia página de jornal, vou fazer requerimento para ver como foi paga essa matéria. Quem faz indicação é vereador, não secretário, cada um no seu quadrado”.

      Finalizando, Nilson comunicou aos vereadores um abraço do deputado Miguel Haddad, que assumiu uma vaga em Brasília. "Valeu a pena esperar, sei que é até janeiro, mas tudo é um começo. Deixo um abraço ao deputado Miguel Haddad e aos vereadores que se empenharam na campanha dele, Marquinho do Leite, Agostinho, Leandro e eu".

21/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Rodrigão enaltece trabalho da GM e polícias Civil e Militar

      O vereador Rodrigão (PSD) iniciou seu pronunciamento destacando que entre os  requerimentos de pêsames apresentados na sessão, não foi mencionado o caso da munícipe Vanessa Morais da Silva, que deverá ser apresentado na próxima sessão. E continuou parabenizando a Guarda Municipal, a Polícia Militar e Polícia Civil, pela solução deste caso horrível que aconteceu na cidade. O parlamentar ainda pediu reforço policial para o bairro Monterrey,  pois os moradores pedem mais apoio.

       Rodrigão também falou do trecho da Rodovia Romildo Prado, que sofre com os congestionamentos. "Estive com o deputado Cesar (PSB), entramos com os requerimentos e a resposta da Artesp foi que não tem projeto nenhum em vista para o trevo. Essa é a resposta que veio para mim, infelizmente". O vereador também mencionou na tribuna que existe o anel viário, que vai destravar o município, mas deve ser feito por etapas, assunto discutido em reunião na Câmara com o secretário de Governo. "Pois a preocupação, hoje, conversando com a administração, é manter o que tem para manter, educação, cultura, esporte, saúde. Cresceu muito o município de Louveira, há 3 ou 4 anos atrás tinha 4 mil alunos, hoje tem 7 mil, a Saúde gastava 80 milhões hoje está passando de 100 milhões. A  preocupação é manter os serviços. O parque também será feito por etapas, é um grande projeto que está segurando devido a perca de renda dos últimos anos".

       Também nesta reunião foi abordado o projeto de lei votado na Casa para parcelamento da água e Rodrigão destaca que está havendo confusão, pois o sistema ainda não foi alterado e o parcelamento está ficando caro. "O Alessandro e o secretário de Governo estão a par disso e estão cobrando o pessoal que trabalha nesta área. Intenção do projeto é que a população saia da dívida, sem prejudicar o seu dia a dia e o seu orçamento, com parcelas pequenas", frisou. Rodrigão mostrou terreno do Jardim Esmeralda, onde um cidadão colocou um enorme baú, que estava sendo utilizado como local de consumo de drogas, aterrorizando os moradores. " Quero parabenizar a administração por ter ido lá, a meu pedido, em dois dias já retiraram esse baú e resolveu esse caso", disse o vereador.  Rodrigão também mencionou as pontes do bairro da Abadia. "Já foram lá, conversaram com moradores e vão resolver a situação. Parabéns à administração e ao secretário de Serviços Públicos”. Finalizando, o parlamentar parabenizou o Projeto Corujinha e os representantes da OAB presentes.

21/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Luiz Rosa busca melhorias para Trevo do Burck

     Em seu pronunciamento na última sessão ordinária, o vereador Luiz Rosa (MDB) reforçou sua preocupação com os constantes congestionamentos na região do Trevo do Burck. Ele lembrou das suas iniciativas no sentido de por um fim ao problema, destacando seu contato com o deputado Adilson Rossi (PSD) entre 2013 e 2014, para pedir uma maquete eletrônica da região,  que posteriormente foi entregue ao Governo do Estado. O vereador ainda falou que a Prefeitura também trabalhou insistentemente sobre esse assunto "e o prefeito foi chamado para assinar convênio para que fosse executado o viaduto perto da Procter.  Foi a maquete que entreguei ao Governo à época. Fiquei sabendo agora que vão dar início ao viaduto, isso vai melhorar bem o problema na Romildo Prado".

            O vereador ainda abordou o problema envolvendo as drogas que atinge Louveira e todas as demais cidades do país, que só poderá ser sanado com investimentos na eEducação.  "A solução não é só fazer busca e apreensão, é necessário evitar que o usuário compre e isso só pode ser feito investindo em educação, investindo na criança, para que ela tenha uma base", disse o parlamentar, enaltecendo o trabalho realizado pelo Projeto Corujinha. "Temos um bom trabalho sendo feito em Louveira, nos bairros, numa gama variada de esportes, mas precisa sim de melhorias".

      Finalizando, Luiz Rosa destacou sua indicação de número 494/2019, que solicita para as escolas municipais materiais pedagógicos para palestras preventivas sobre drogas lícitas e ilícitas, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. O parlamentar agradeceu o secretário de Serviços Públicos pela agilidade no atendimento à sua solicitação para finalização da rua do Jet Car e da rua danificada no Faixa Azul, que devido ao tráfego intenso traz problemas para os moradores.

21/08/2019

Projeto voluntário que ensina golfe a crianças recebe homenagem

         O projeto Corujinha, mantido por voluntários e que ensina o golfe para crianças do bairro Monterrey, foi homenageado na noite desta terça-feira, 20, durante a sessão da Câmara de Louveira. O presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB), apresentou Moção de Congratulação e Aplausos ao trabalho esportivo e foi aprovado por unanimidade.

            O projeto ensina a prática do golfe, um esporte olímpico, para os alunos da Escola Municipal Ângelo Argenton. O campo foi construído dentro da Fazenda Santo Antonio, pela família Costa Lima, e é desenvolvido de forma totalmente voluntária. Considerado o maior berço do golfe no país na categoria de base, o Projeto Corujinha desenvolve as atividades com grande repercussão no cotidiano familiar e estudantil das crianças, desenvolvendo o trabalho de concentração, convivência e respeito.

        O vereador Laércio lembrou que 104 crianças são beneficiadas com o trabalho voluntário, oferecendo maior qualidade de vida às crianças e melhoria no rendimento escolar. E enalteceu o trabalho dos irmãos João Costa Lima e Pedro Costa Lima, que abriram a propriedade da família para implantar esse valioso projeto social. Segundo o vereador, a paixão pelo golfe veio do avô, que era jogador e criou o campo em 1970, passando a mesma dedicação ao esporte para o pai e agora para os irmãos.

        O campo foi homologado pela Federação Paulista de Golfe, recebendo oficialmente o registro de Coruja Golfe Clube. Com a paixão pelo esporte, os irmãos visualizaram a possibilidade de atender as crianças do bairro, proporcionando além da prática esportiva, aulas de inglês, horta orgânica e outras atividades. Além dos irmãos, outros voluntários também foram lembrados durante a homenagem, como a professora Regina Denadai e o gerente do local, Mauro. “O Projeto Corujinha, de iniciativa voluntária e privada, contribui de forma inquestionável na qualidade de vida das novas e futuras gerações”, declarou Laércio.

       Os vereadores Priscilla Finamore (PRB), Nilson Cruz (PSD), Caetano (PTB), Clodoaldo (PPS), Helinho (PTB), Luiz Rosa (MDB), Leandro Lourençon (PSDB), Rodrigão (PSD), Marquinhos do Leite (PTB) também elogiaram o projeto e a atitude dos voluntários. Com familiares presentes à sessão, um dos voluntários, João, solicitou a palavra para agradecer emocionado o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido e pediu o apoio dos vereadores para que possa firmar um convênio com a Prefeitura, a fim de ampliar e garantir melhor atendimento às crianças, pois o local tem toda a infraestrutura necessária para isso.

21/08/2019

Vereadores prestam homenagem ao Dia do Advogado

         Os vereadores de Louveira aprovaram, na sessão da noite de terça-feira, 20, Moção de Congratulações e Aplausos de autoria do vereador Nilson Cruz (PSD), que presta homenagem aos profissionais pela passagem do Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. A moção foi aprovada por unanimidade.

            Além dos profissionais da Casa, o presidente da 166ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Vinhedo/Louveira, Almir Ventura, e a advogada Simone Biazi, representando os advogados do município, acompanharam a sessão.

             Nilson parabenizou todos os profissionais da área, destacando a importância desses profissionais, sempre orientando e defendendo o direito de todos ao acesso à Justiça. Na homenagem, o vereador registrou ainda sucesso, saúde e bênçãos protetivas divina para que possam exercer a profissão com dignidade, baseados nos princípios jurídicos e constitucionais, sem deixar de lado a orientação cristã. Ele afirmou que a data registra historicamente o início do primeiro curso de advocacia do país.

             Durante as homenagens, o vereador passou um vídeo da OAB falando sobre a profissão. Os vereadores Helinho (PTB), Rodrigão (PSD), Luiz Rosa (MDB) e Laércio Neris (PTB) também parabenizaram os profissionais presentes.

21/08/2019

Câmara de Louveira aprova redução no orçamento 2020

        Os vereadores da Câmara de Louveira aprovaram, por unanimidade, proposta de orçamento para 2020, apresentada pela Mesa Diretora durante a 13ª Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, 20. Na mesma noite, também foram aprovados duas Moções de Congratulações e um projeto de Resolução, além de ser registrada a apresentação de dois Requerimentos de Pesar e 39 indicações de melhorias.

        A sessão transcorreu com tranquilidade, com pronunciamentos na Tribuna Livre de três vereadores. A proposta do orçamento da Câmara para o próximo ano é de R$ 20.250.000,00, ou seja, uma redução de 10% em relação ao orçamento deste ano. Aprovada por unanimidade, os dados são encaminhados à Prefeitura para que sejam incluídos no Projeto de Lei Orçamentária (LOA), a ser votado até o final do ano.

         Outra aprovação foi do Projeto de Resolução 7/2019, que autoriza a Câmara a efetuar despesas para custear a solenidade de entrega dos títulos honoríficos no final do ano, como a produção de diplomas e medalhas previstos em Lei. O projeto teve o voto contrário do vereador Marquinhos do Leite (PTB).

19/08/2019

Vereadores recebem visita do secretário de Governo e Comunicação Social, Hélio Braz

        O presidente da Câmara de Louveira, vereador Láercio Neris (PTB), recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 19, a visita do secretário municipal de Governo e Comunicação Social, Hélio Braz e do assessor Alessandro Fonseca. O encontro também contou com as presenças dos vereadores Helinho (PTB), Nilson Cruz (PSD), Tico da Colina (PRB), Nildo do Redenção (PPS), Leandro Lourençon (PSDB), Marquinho do Leite (PTB), Rodrigão (PSD), Caetano (PTB) e Luiz Rosa(MDB). O objetivo foi convidar os parlamentares para uma visita às obras e projetos em andamento pela Prefeitura, dentro do programa "Café com Prefeito".

         Hélio Braz também aproveitou para agradecer a colaboração dos vereadores, que vem apoiando as obras e ações da administração do prefeito Nicolau Finamore Júnior, que atualmente registra uma aceitação que atinge a marca dos 85%, em todas as áreas. "Isso é fruto do entendimento entre os poderes", disse o secretário. "E isso me faz ter orgulho desta legislatura".

        Para fortalecer ainda mais essa parceria, Hélio Braz convidou formalmente os vereadores para uma visita às principais obras em andamento. "Queremos que vocês vejam o que vem sendo feito," destacou. "Mesmo com uma redução na arrecadação e com a necessidade de fazermos ajustes, estamos tocando os projetos, trabalhando com bastante austeridade", disse o secretário.

        O encontro se transformou num bate papo bastante produtivo,  pois os vereadores puderam conversar e reivindicar algumas necessidades para as comunidades dos bairros. O presidente da Câmara, Laércio Neris, agradeceu a presença do secretário Hélio Braz e o convite. E disse que o Legislativo sempre estará de portas abertas para o Executivo, apoiando as ações que efetivamente tragam melhorias para a população.

16/08/2019

Em posse de nova diretoria, Câmara anuncia parceria com Alla

       A nova diretoria da Academia Louveirense de Letras e Artes (Alla), encabeçada pela advogada Sandra Rossi, tomou posse na noite desta quinta-feira, 15, em cerimônia realizada no espaço da Secretaria Municipal de Cultura. O evento registrou as presenças do presidente da Câmara, vereador Laércio Neris (PTB), da vereadora Priscilla Finamore (PRB), do prefeito Nicolau Finamore Júnior, autoridades, inclusive de cidades vizinhas, e acadêmicos.

        Durante o evento, Laércio Neris anunciou a reativação da biblioteca Estudante Willian Bassi da Câmara de Louveira e disse que irá firmar uma parceria com a Alla, que poderá utilizar do espaço para realização de atividades culturais que envolvam a comunidade. “Fizemos uma parceria com a Alla e vamos reativar a biblioteca da Câmara para que os moradores de Louveira possam desfrutar daquele espaço de cultura e história, abrindo o acervo ao público e realizando atividades culturais”, comentou o presidente durante seu discurso. Segundo ele, a parceria será assinada até o final de agosto, com a abertura do novo espaço em setembro.

         O anúncio da parceria levou o acadêmico Jorge Lemos, um dos homenageados da noite, a surpreender o público. Ao receber uma placa de reconhecimento, o jornalista e escritor pediu a palavra e anunciou que fará a doação de seu acervo com mais de mil títulos à Câmara, entre livros e jornais históricos.

          A noite respirava emoção. E, ao final dos discursos e homenagens, mais uma surpresa, desta vez anunciada pelo prefeito: um espaço que está sendo restaurado junto à Estação Ferroviária será destinado para a Academia, que agora terá a sua sede.

          Com tantos anúncios positivos, a nova presidente Sandra Rossi fez questão de lembrar que essas conquistas são resultados do trabalho de todos os acadêmicos, atuais e daqueles que plantaram o ideal da academia, com o principal objetivo de preservar, criar e incentivar a cultura local.

13/08/2019

Alunos da Escola Ladeira participam de palestra na Câmara

        Com um público de 120 pessoas, na sua maioria estudantes da Escola Joaquim Antonio Ladeira, foi realizada na manhã desta terça-feira, 13, na Câmara de Louveira, palestra sobre um tema de grande apelo na atualidade: "Bullying e CyberBullying". O evento foi aberto pelo presidente do Legislativo, vereador Laércio Neris (PTB) e contou também com as presenças dos vereadores Helinho (PTB) e Leandro Lourençon (PSDB). A organização ficou por conta da Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali, e o palestrante foi o professor e psicólogo Afonso Antonio Machado.

         O presidente da Casa, vereador Laércio Neris, abriu os trabalhos destacando que a discussão em torno do bullying e cyberbullying é muito necessária na atualidade, "pois hoje todos nós utilizamos as redes sociais. Eu mesmo uso bastante, tenho filho que usa. Infelizmente, muitas vezes algumas pessoas não usam de forma adequada e vemos ultimamente as fake news, que divulgam inverdades. Essa é uma situação difícil", disse. Laércio ainda agradeceu a colaboração dos servidores da Câmara na realização do evento, em especial ao presidente da Escola do Legislativo,  Eliel Cecon e ao diretor geral ,Thiago Reis Augusto Rigamonti.

        Professor Afonso Antonio Machado, conceituado internacionalmente, começou sua palestra lembrando que o seu início de carreira na área pedagógica foi em Louveira, exatamente na Escola Ladeira. Depois, destacou que o bullying é a prática de atos agressivos, intencionais e repetitivos contra uma pessoa indefesa, que pode causar tantos danos psicológicos quanto físicos às vítimas. Quando essas práticas são postadas nas redes sociais, passa a receber o nome de cyberbullying.

      Afonso pontuou sua explanação com exemplos concretos de bullying que ele mesmo vivenciou na infância e adolescência, o que tornou a palestra muito mais interessante. E ao final, abriu espaço para perguntas dos alunos e também dos servidores presentes. Os estudantes da Escola Joaquim Antonio Ladeira puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos.

       Professor Afonso Antonio Machado retornará à Câmara no dia 1º de outubro, às 10 horas, para mais uma palestra gratuita, desta vez sobre o tema "Sou Feliz com a Idade que eu Tenho", aberta a pessoas de todas as idades.

12/08/2019

Palestra na Câmara de Louveira irá abordar Redes Sociais

         A Câmara de Louveira irá promover, nesta terça-feira, 13, às 10 horas, a palestra “Redes Sociais: usos, abusos e consequências”, a ser ministrada pelo professor Dr. Afonso Antonio Machado. O tema atual vai debater as consequências do uso indiscriminado das redes sociais.

         Promovido pela Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali, o evento é gratuito e aberto ao público interessados, em especial jovens adolescentes.  O palestrante é mestre e doutor pela Unicamp, livre docente em Psicologia do Esporte pela Unesp, graduado em Educação Física, Filosofia e Psicologia, autor de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Ele atua, ainda, como coordenador do laboratório de estudos e pesquisas em Psicologia do Esporte da Unesp e como editor chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology.

08/08/2019

Câmara de Louveira dá início à campanha de doação de sangue

        A Câmara de Louveira iniciou nesta quinta-feira, 8, a Campanha de Incentivo à Doação de Sangue, que envolve vereadores, servidores e familiares na conscientização da importância desse ato tão nobre. A campanha irá até o final de setembro e pretende contribuir com o banco de sangue do Colsan, em Jundiaí, utilizado na região para salvar vidas.

       Os vereadores Laércio Neris e Helinho, ambos do PTB, e servidores comparecem pela manhã para os  procedimentos de coleta de sangue. “É importante que as pessoas saibam que a doação de sangue é um ato de solidariedade, que pode salvar a vida de outro ser humano. Convido todos os moradores que puderem para que venham até o Colsan em Jundiaí e façam a sua doação”, comentou o presidente da Câmara de Louveira. O vereador Helinho disse de sua alegria em participar da campanha. “É muito gratificante poder ajudar o próximo fazendo a doação”.

          As doações serão feitas no Hemocentro Colsan Jundiaí, localizado à rua XV de Novembro, 1848. O local possui estacionamento gratuito, que pode ser acesso pela Avenida dos Ferroviários, 2100. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30.  Toda coleta de sangue é realizada com material estéril e descartável, não existindo, portanto, risco de contrair doenças na doação. É muito importante, para a segurança de quem vai receber o sangue, que o doador responda com sinceridade às perguntas feitas pela equipe do Hemocentro.

        Para fazer a doação de sangue, a pessoa deve comparecer com um documento oficial com foto (RG, Carteira Profissional ou de Habilitação – CNH), ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém sem ter ingerido refeições gordurosas).

       Se o doador tiver menos que 18 anos, deve estar acompanhado pelo responsável legal, apresentar cópia do documento de ambos e preencher a autorização no momento da doação. Se for desacompanhado, o menor precisa levar cópias dos documentos de identidade e de autorização com firma reconhecida em cartório.

            Pessoas que tenham risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue não podem fazer a doação. Neste caso, estão os usuários de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro, múltiplos parceiros ou ser parceiro de portadores de Aids ou hepatite, por exemplo.

            Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. No caso de mulheres, a doação pode ser feita a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.  Possíveis doadores que tomem medicamentos de uso contínuo, usaram medicação ou se vacinaram em data próxima à doação devem esclarecer dúvidas quanto a possibilidade de doação pelo telefone (11) 4521-4025

07/08/2019

Alunos do projeto EJA visitam Câmara durante sessão

         Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas Vila Pasti e Melissa Sicalhoni participaram, na noite de terça-feira, 6, de uma visita às instalações da Câmara de Louveira e foram recepcionados pelos integrantes da Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali. Todos foram orientados sobre o papel do vereador e as diferenças entre os três poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo. Eles participaram da 12ª sessão ordinária que estava sendo realizada no plenário Vereador José Chiquetto.

         Ao final da sessão, o presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB), acompanhado dos vereadores Helinho (PTB) e Leandro Lourençon (PSDB), conversaram pessoalmente com o grupo, ouvindo sugestões dos munícipes e respondendo as perguntas feitas.

         O programa Conhecendo a Câmara é mantido pela Escola do Legislativo como forma ampliar o acesso à cidadania, proporcionando aos participantes informações sobre o processo de funcionamento da Casa. Visitas monitoras podem ser agendadas por qualquer grupo interessado pelo telefone (19) 3878-9420.

07/08/2019

Voluntários do Projeto Saber são homenageados na Câmara

         Por iniciativa do vereador Leandro Lourençon (PSDB), o idealizador e os voluntários do Projeto Saber foram homenageados na noite desta terça-feira, 6, pela Câmara de Louveira, com a aprovação unânime de Moção de Aplausos e Congratulações. Oito vereadores usaram o microfone para enaltecer e elogiar o trabalho desenvolvido pelo senhor Dejair Aparecido dos Reis e seus colaboradores voluntários. O Projeto Saber iniciou suas atividades em maio do ano passado e oferece cursos de reforço escolar, Inglês, Língua Portuguesa, Administração, Recursos Humanos, Marketing e Logística e já atendeu mais de 200 crianças.

          O projeto conta com quatro professores voluntários que se revezam nas aulas ministradas num local cedido gentilmente pela Associação dos Moradores do Bairro Monterrey. Tamanha dedicação resultou em frutos junto às crianças e adolescentes. Apesar das dificuldades, o projeto conquistou apoio de algumas pessoas e hoje conta com 120 cadeiras universitárias, miniprojetor, quadro branco e bebedouros de água.             Nesse período, 205 alunos passaram pelo projeto, sendo que alguns se destacaram em vestibulares, tiveram melhoria no rendimento escolar ou conquistaram vagas em empregos. Entre os voluntários, além do professor Dejair, estão os professores Welligton Oliveira, Maria Eliana Nobre dos Reis (inglês), Cristina de Oliveira Serafim Servilha (pedagoga – reforço escolar) e Paula Cristina Mendes de Souza (Língua Portuguesa).

          Autor da Moção, o vereador Leandro destacou essas conquistas e parabenizou todo o esforço dos voluntários em atender várias famílias numa região afastada do centro louveirense. “Quero destacar o maravilhoso trabalho desses professores e também o esforço desses alunos, que não desistiram e puderam melhorar”, comentou.

           Os vereadores Caetano (PTB), Nilson Cruz (PSD), Rodrigão (PSD), Clodoaldo (PPS), Priscila Finamore (PRB) e Laércio Neris (PTB) também comentaram sobre a dedicação e abnegação dos voluntários, todos eles registrando o esforço dos professores e alunos para superarem as dificuldades e alcançam as conquistas de forma gratificante.

07/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Leandro Lourençon consegue emendas para Louveira

         Durante pronunciamento, o vereador Leandro Lourençon (PSDB) reforçou o resultado positivo de duas indicações de sua autoria, atendidas pela Administração Municipal: sinalização viária para deficientes em frente à Escola Nicolau Finamore e o recapeamento de rua do Cestaroli.

         O parlamentar ainda informou que esteve em São Paulo com o vereador Agostinho Tardivelli (PSDB), num encontro com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional,  Marcus Vinholi,  e o deputado estadual Cauê Macris, para solicitar que sejam tomadas providências para duplicação do trevo da rodovia Romildo Prado, próximo à Câmara, onde são comuns os congestionamentos em horários de pico. Durante o encontro Leandro ficou sabendo que Louveira será agraciada por duas emendas parlamentares, uma no valor de R$ 300 mil, para construção de áreas de lazer e outra no valor de R$ 200 mil para pavimentação asfáltica.

07/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Nilson reitera iluminação para região da DHL

        Em seu momento na tribuna o vereador Nilson Cruz (PSD) reiterou indicação para instalação de quatro luminárias na região posterior da DHL, para atender os moradores. "O local é muito escuro", disse.  Essa falta de iluminação traz muita preocupação quanto à segurança para quem reside ou trafega pelo local. O vereador ainda pediu providências para retirada de um veículo abandonado próximo ao Clube Nova Estrela, na rua João Pagoto e a instalação de galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica na rua Raiz da Serra.

        Nilson ainda destacou que está solicitando uma academia ao ar livre no Jardim América, para permitir que as famílias da região tenham um espaço de lazer. Finalizando seu pronunciamento, o vereador reforçou as críticas quanto à demora no atendimento da Santa Casa, especificamente no caso envolvendo um morador de Louveira, sr. Valdir Jerônimo. Disse o vereador "Estou muito triste hoje, de ter de aprovar requerimento de pêsames, quando poderia estar falando de uma vida, que não se encontra mais no meio de nós, Valdir Jerônimo, que faleceu neste final de semana. Semana retrasada, recebi ligação de que o Valdir não estava bem, tinha sofrido um AVC. O Valdir enfartou às 2h30 da tarde às 8h30 da noite continuava infartado no PA, sequer tinha sido transferido para a Santa Casa. O que falta para a Santa Casa, mais dinheiro?. Isso é desumano, ver um rapaz de 52 anos jogado na cama. Ambulância nós temos, a UTI está lá, mas não está funcionando? É dinheiro do povo que está indo para lá, se a UTI não está funcionando, que feche, não tem um aparelho de tomografia".

07/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Luiz Rosa alerta sobre demora de atendimento na Santa Casa

         O vereador Luiz Rosa aproveitou seu tempo na Tribuna para falar sobre a demora no atendimento médico prestado à população. "Tem casos de pessoas que ficam 2 a 3 horas aguardando. Louveira remunera muito bem seus profissionais e esses devem dar um bom atendimento à população".

           O parlamentar ainda defendeu sua indicação que pede uma área de lazer para o bairro Caldana, para atender a população daquela região, principalmente os jovens.  Luiz Rosa também elogiou o projeto de regularização de desdobro, que vai beneficiar centenas de pessoas. "Com certeza vai trazer muita alegria para inúmeras famílias, acho que cerca de 400 pessoas. É um trabalho muito bom, que eu parabenizo".

07/08/2019

MOMENTO TRIBUNA: Rodrigão reitera pedido para solução das contas de água

          Durante seu pronunciamento na sessão desta terça-feira, 6, o vereador Rodrigão voltou a cobrar uma solução para o problema enfrentado por alguns moradores, no que se refere aos valores das contas de água e esgoto. "Precisa haver uma atenção para isso, pois está havendo muitas reclamações", disse na tribuna.

          O vereador ainda mencionou sua indicação que solicita a construção de passarela entre as regiões do Sagrado Coração de Jesus e Jardim América, pediu a retirada de container que se transformou em local de uso de drogas,  mais fiscalização para coibir o comércio de linhas com cerol e a instalação de um centro de diagnóstico no município, para permitir que os moradores possam fazer seus exames na cidade.  Também aproveitou para elogiar a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil de Louveira pelo excelente trabalho.

07/08/2019

Vereadores aprovam lei que permite regularização de imóveis

        Os vereadores de Louveira analisaram dois projetos de Lei de autoria do Executivo na sessão desta terça-feira, 6. Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei 20/2019 permite a regularização de imóveis na cidade, sendo beneficiadas construções existentes e o desdobro de lotes que atendam alguns requisitos previstos no texto legal. Na mesma noite, a Câmara aprovou o projeto que institui a logomarca turística de Louveira e a Moção de Congratulações ao idealizador e voluntários do Projeto Saber.

           Para se beneficiar, os imóveis devem se enquadrar em requisitos previstos na lei, a fim de garantir a segurança e habitabilidade do local. Os vereadores elogiaram o projeto, defendendo a necessidade de garantir o bem-estar dos moradores dentro do ordenamento e desenvolvimento urbano. Com a regularização, os moradores terão direito à documentação que garante a propriedade do imóvel. Os pedidos deverão ser feitos até o dia 20 de dezembro deste ano.

         Rodrigão (PSD) classificou a lei como muito importante e que está sendo apresentada num bom momento. Ele foi um dos vereadores que pediram para que a Prefeitura intensifique a divulgação da lei, para garantir que todos tenham conhecimento e apresentem seus pedidos no prazo. Luiz Rosa (MDB) lembrou que construções que invadiram recuos, muitas vezes por falta de conhecimento do proprietário, poderão se beneficiar da lei. Ele estimou que 400 imóveis se encaixem nos requisitos da nova lei e que essa era uma das antigas lutas dos vereadores, hoje atendida pela Prefeitura.

         Em seu pronunciamento, Nilson (PSD) comentou que, após os vereadores se reunirem com o prefeito, ele prometeu enviar o projeto, que chega no momento certo. Ele estimulou que os proprietários de imóveis façam usa dessa anistia e peçam a regularização.

         O vereador Caetano (PTB) agradeceu o prefeito Júnior Finamore pela iniciativa e que se trata de mais uma etapa da organização da cidade. O presidente da Câmara, Laércio Neris (PTB), registrou que foram diversas reuniões e ações dos vereadores junto à Prefeitura para que fosse elaborado esse projeto, que irá beneficiar várias áreas.

         A aprovação permitirá a regularização de centenas de imóveis que atendam alguns requisitos, como estarem situados dentro das Zonas de Uso Misto 1 e 2 (ZUM-1 e ZUM-2), previstos no Plano Diretor, possuir uma ou mais construção identificadas no levantamento por fotos aéreas feito pela Prefeitura e resultar numa área mínima de 125 m² com o mínimo de cinco metros de frente.

        As construções, para serem regularizadas, também deverão atender alguns requisitos, a fim de garantir a segurança da moradia, assim como a existência de iluminação e ventilação naturais e instalações hidráulicas e sanitárias. A lei prevê que somente poderão ser regularizados os imóveis da área urbana; com altura máxima de 12 metros; com tamanho máximo de mil m² de construção; possuam uma única entrada para veículos; tenham instalações adequadas de água e esgoto; possuam mínimo de taxa de impermeabilidade, dependendo de sua localização; não estejam ocupando áreas destinadas a vielas sanitárias, faixas de servidão e não estejam dentro de áreas não edificantes previstas em lei estadual e federal.

06/08/2019

Câmara promove palestra sobre uso e abuso nas Redes Sociais

          As consequências do uso indiscriminado das redes sociais será tema de palestra a ser ministrada na Câmara de Louveira no dia 13 de agosto, terça-feira, às 10 horas. Promovido pela Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali, o evento é gratuito e aberto ao público interessado, em especial os jovens adolescentes.

          O tema “Rede Sociais: Usos, abusos e consequências” será abordado pelo professor Dr. Afonso Antonio Machado, mestre e doutor pela Unicamp, livre docente em Psicologia do Esporte pela Unesp, graduado em Educação Física, Filosofia e Psicologia, autor de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Ele atua, ainda, como coordenador do laboratório de estudos e pesquisas em Psicologia do Esporte da Unesp e como editor chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology.

02/08/2019

Vereadores retomam reunião de comissões para discutir projetos

      Nesta quinta-feira, 1, os vereadores de Louveira participaram da 11ª reunião de comissões permanentes, reiniciando os trabalhos no segundo semestre de 2019, com o objetivo de discutir os projetos que farão parte da ordem do dia da próxima sessão ordinária, marcada para o dia 6 de agosto, às 18h30. O encontro também serviu para um treinamento da nova versão do software que será utilizado durante as sessões, já com as normas previstas pelo Regimento Interno aprovado antes do recesso.

           A reunião contou com as presenças de todos os parlamentares, que fazem parte das comissões (são quatro comissões ao todo). Após as orientações técnicas relativas ao uso da nova versão do software, que será utilizado nas votações e inscrições para os pronunciamentos, os vereadores analisaram dois Projetos de Lei. O primeiro foi o PL nº 19/2019, que altera a lei municipal 2.604 que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Louveira, introduzindo a logomarca do município. O segundo projeto é o nº 20/2019, que dispõe sobre regularização de desdobro de lotes e edificações.  

Please reload

1/2

1/11

1/5

1/1

1/1

1/1

1/2

1/2

1/1

1/2

1/6

1/6

1/1

1/4

1/1

1/2

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1
<