Todas as Notícias

25/04/2019

Terceira turma da escola da Vila Pasti visita Câmara de Louveira

            A terceira turma da escola da Vila Pasti, alunos do 4º ano C, participou do programa Conhecendo a Câmara, na manhã desta quinta-feira, 25. A visita monitorada recebe crianças da rede municipal de Ensino durante todo o ano para conhecer as dependências do Poder Legislativo de Louveira, assim como receber orientações sobre a estrutura administrativa e política local.

            O principal objetivo do programa, promovido pela Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali, é aproximar as pessoas das atividades legislativas. Uma das ações é receber grupos de crianças com a perspectiva de plantar uma semente de cidadania e promover o conhecimento sobre o sistema político nacional.

            Desta vez, foram aproximadamente 25 alunos, acompanhados pelas professoras Camila e Lúcia, que percorreram os corredores administrativos da Casa. Durante a visita, as crianças receberam informações sobre a diferença entre os três poderes, o papel do vereador e como funciona a Câmara de Louveira. Os vereadores Helinho (PTB), Leandro Lourençon (PSDB) e Priscilla Finamore (PRB) receberam as crianças em seus gabinetes.

            Durante a visita, as crianças conhecem as salas administrativas, o estúdio da TV Câmara, os gabinetes dos vereadores, o auditório Vereador Jacyr Dinofre e o plenário Vereador José Chiquetto, local onde ocorrem as sessões e audiências públicas. A Câmara de Louveira mantém programação de visitação guiada, que poderá ser agendada  por qualquer grupo de pessoas interessadas pelo telefone (19) 3878-9420.

17/04/2019

MOMENTO TRIBUNA Rodrigão defende ampliação do trabalho contra a dengue nos bairros

          Em seu pronunciamento na tribuna o vereador Rodrigão (PSD) defendeu sua indicação que pede a pulverização contra o mosquito da dengue em todos os bairros da cidade, já que neste período de chuvas é mais fácil a proliferação deste inseto. "Também aproveito para parabenizar a Secretaria de Água e Esgoto, pois fizemos solicitações e já tivemos resultados e foram feitos os acertos necessários".

         Rodrigão parabenizou o prefeito Júnior Finamore e os vereadores pela doação do terreno no Estiva para a construção das 191 casas e agradeceu,também, a boa acolhida que teve do deputado estadual Antonio da Rocha Marmo Cesar (PSDB). "Estive com o deputado Cesar reivindicando melhorias para a cidade. Pedi a instalação de um centro de diagnóstico de imagem e ainda uma Etec e uma Faculdade de Tecnologia. Fomos muito bem recebidos. Também pedimos os estudos para melhorar os acessos no trevo de entrada da cidade e a vinda da Carreta "Mulher de Peito", que oferece exames de mamografia grátis, o que é muito importante para as mulheres".

17/04/2019

MOMENTO TRIBUNA Nilson Cruz defende suas indicações na tribuna

          Aproveitando o espaço da tribuna,  o vereador Nilson Cruz (PSD)  iniciou seu pronunciamento comemorando a liberação das duas áreas do Estiva, que serão utilizadas para a construção de casas populares e cujo projeto foi aprovado pelos vereadores. "Esse será um ganho muito grande para a população. Quero dar os parabéns ao prefeito Júnior Finamore e ao Nelson Ormenese (Superintendente FUMHAB) , pois nessa área vão construir 191 casas para contemplar mais famílias".

             O parlamentar também  defendeu as seguintes indicações: manutenção e melhorias no parquinho do bairro Parque dos Estados e estudos para ampliação dos horários e itinerários de ônibus para o bairro Monterrey. "E também tivemos um resultado muito positivo na solução de casos do Cartão Cidadão. E aproveitamos para parabenizar o pessoal da Saúde, também com resultados positivos para a população de Louveira, com agilidade na realização dos exames e bom atendimento".

17/04/2019

MOMENTO TRIBUNA: Luiz Rosa fala sobre divisão de recursos federais aos municípios

           Durante pronunciamento na tribuna, o vereador Luiz Rosa (MDB) aproveitou para destacar sua ida a Brasília na semana passada, quando participou da Marcha dos Municípios com os colegas vereadores Laércio Neris e Helinho, ambos do PTB. "Foi um evento bastante instrutivo e aproveito para elogiar a postura do presidente (Laércio Neris), de participar de todos os eventos, do início até o término".

          Luiz Rosa também destacou que durante o encontro em Brasília foi bastante debatida a dificuldade que muitos municípios brasileiros enfrentam e isso é decorrência da divisão injusta dos recursos federais. "Dos impostos, só 30% retornam aos municípios e os outros 70% ficam com a União. Isso cria muitas dificuldades para a gestão municipal. Muitas cidades não têm a mesma realidade de Louveira, que tem uma boa arrecadação. Mas agora estamos tendo alguns avanços no Governo Bolsonaro e esse encontro em Brasília nos ajudou a entender um pouco mais essa questão".

       O  vereador ainda parabenizou os secretários municipais Marcos Pavarin, de Esportes, Lazer e Juventude, e Jaílson Marinho, de Desenvolvimento Econômico, ambos presentes à sessão e destacou que, em indicação, solicitou que seja instalado sistema de energia solar nos prédios públicos.

17/04/2019

Câmara aprova alteração na lei de transporte escolar para universitários

          Os vereadores aprovaram as mudanças propostas pela Prefeitura em relação ao auxílio do transporte escolar para estudantes de nível universitário ou técnicos. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade durante a 6ª sessão ordinária desta terça-feira, 16. Na mesma noite foram aprovados dois Requerimentos, duas Moções e apresentadas 36 indicações de melhorias para a cidade, além do projeto que doou dois terrenos para a construção de casas populares.

           A alteração vai fornecer transporte escolar para alunos que estudem fora da cidade em cursos de nível superior, técnico, tecnológico ou profissionalizante, mesmo que esses cursos existam em Louveira. Neste caso, o transporte será fornecido para alunos que residam em Louveira e se desloquem para cidades adjacentes com raio de até 40 km. A finalidade é contribuir com a permanência e melhoramento do desempenho acadêmico do aluno. Os cursos precisam ser reconhecidos pelo MEC.

            O transporte será prestado por empresa contratada pela Prefeitura, desde que o número de alunos cadastrados para o mesmo estabelecimento de ensino não seja menor que a metade da lotação do veículo. Se esse número for inferior à metade da lotação, o fornecimento do transporte será feito por meio de passe escolar por transporte coletivo de linha regular.

17/04/2019

Câmara autoriza doação de terreno para construção de casas populares

         A Câmara de Louveira aprovou projeto de autoria do Executivo, autorizando que a Prefeitura faça a doação de dois terrenos para a Fundação Municipal de Habitação (Fumhab) para construção de 191 casas populares. O projeto entrou em votação com pedido de urgência e foi aprovado por unanimidade durante a sessão ocorrida na noite desta terça-feira.

         Os dois terrenos totalizam 98 mil metros quadrados de área e estão localizados no bairro da Estiva. Segundo o projeto de Lei, as obras deverão começar em até um ano após a assinatura da escritura pública, com o nome de Conjunto Habitacional de Casas Populares VI, no Bairro da Estiva. O projeto foi motivo de elogios dos vereadores ao programa habitacional desenvolvido pela Prefeitura.

         O primeiro vereador a usar a palavra foi Rodrigão (PSD), que se manifestou favorável, pois se tratava de projeto que permitia a construção de casas para beneficiar a população de Louveira. Luiz Rosa (MDB) também declarou apoio ao projeto, dizendo que a administração municipal está de parabéns pela iniciativa. Em seguida, Nilson Cruz (PSD) usou o microfone para afirmar que estava feliz por aprovar o projeto que irá resultar na construção de casas populares, trazendo um resultado positivo para a cidade.

      Caetano (PTB) foi outro vereador que parabenizando a administração municipal por demonstrar preocupação com a área habitacional e afirmando se tratar do terceiro empreendimento de casas populares que estava sendo aprovado pela Casa.

     O presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB) classificou a doação do terreno como importantíssima e reforçando a fala do seu antecessor, de que era o terceiro projeto de construção de casas populares, sendo um no Mirante, um junto à CDHU e agora esse no bairro Estiva. Laércio elogiou a preocupação da Prefeitura em também promover a regularização fundiária de diversos bairros irregulares, proporcionando a entrega das escrituras, garantindo a efetividade da posse dos imóveis aos seus proprietários. Para Laércio, com a escritura em mãos, o imóvel será ainda mais valorizado.

17/04/2019

Sucesso do Programa de Incentivo à Fruticultura repercute na Câmara

         O Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura (Promif), instituído em Louveira em 2013, ganhou reconhecimento internacional e o sucesso repercutiu na Câmara de vereadores, com a aprovação unânime de Moção de Congratulações e Aplausos, proposta pelo presidente da Casa, Laércio Neris (PTB). A homenagem ocorreu durante a sessão desta terça-feira, 16.

        O autor defendeu a Moção afirmando que a administração municipal tem valorizado o agricultor e incentivando a agricultura a fim de proporcionar condições de manter o homem no campo, com o fortalecimento da atividade econômica. Ele lembrou que o Promif é uma iniciativa da administração municipal que foi reconhecida em nível regional, estadual, nacional e, no início do mês, foi destaque do Seminário Internacional do Setor Agropecuário, realizado pela Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agrícola, chamando a atenção de organismos internacionais.

           Laércio explicou que Louveira, considerada hoje a melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, tem em sua produção agrícola uma grande participação econômica, sustentada pelo turismo rural. Parabenizou o prefeito Nicolau Finamore Júnior, pela implantação do programa, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho.

          Rodrigão (PSD) também se manifestou e elogiou o trabalho de apoio aos agricultores e o de elevar o nome de Louveira, ganhando repercussão internacional. Helinho (PTB) se pronunciou afirmando que aos agricultores merecem o respeito da Câmara, assim com o programa de incentivo que leva o nome da cidade a outros países.

        Em seguida, Caetano (PTB) elogiou a preocupação em trabalhar em favor dos agricultores e que a implantação do Promif foi um sonho realizado, demonstrando que a administração pública local se preocupa com os agricultores. Clodoaldo (PPS) estendeu sua homenagem a toda a equipe que participa do programa, afirmando que apesar de Louveira ter uma área geográfica relativamente pequena, é exemplo para outros municípios, até de outros países. Nilson Cruz (PSD) elogiou o programa e a competência no seu gerenciamento, afirmando que toda a cidade ganha com isso.

17/04/2019

Vereadores aprovam Moção de Congratulação pela realização da Caminhada contra o Sedentarismo

          Os vereadores de Louveira aprovaram por unanimidade Moção de Aplausos e Congratulações para a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude pela realização da Caminhada contra o Sedentarismo de Louveira. O reconhecimento foi feito durante a sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, 16, após proposta feita pelo vereador Laércio Neris (PTB).

            A caminhada é um evento que procura conscientizar os participantes sobre a necessidade da prática de atividades físicas para repensar o dia a dia e manter a saúde das pessoas. Neste ano, a Caminhada contra o Sedentarismo de Louveira contou com aproximadamente 250 pessoas segundo os organizadores.

       O vereador Laércio reforçou os agradecimentos a todos os servidores da Secretaria que se empenharam na realização da Caminhada, assim como estendeu os aplausos para o secretário da pasta, Marcos Pavarin, e ao prefeito Nicolau Finamore Júnior, pela iniciativa e incentivo da prática de atividades saudáveis e para o bem-estar da população.

        “A realização da Caminhada contra o Sedentarismo é essencial para reafirmar a necessidade de demonstrar a importância de se movimentar, de se exercitar, não ficar parado. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas se movimentam menos, devido ao conforto promovido pelo avanço tecnológico”, afirmou o autor da Moção.

             Outros vereadores, como Caetano (PTB), Rodrigão (PSD), Nilson Cruz (PSD), Clodoaldo (PPS) e Helinho (PTB), elogiaram a propositura e também estenderam as felicitações para os integrantes da secretaria pela realização do evento, citando nominalmente o secretário de Esportes, presente na sessão.

       

11/04/2019

Vereadores de Louveira trazem boas notícias da Marcha em Defesa dos Municípios

         Aproximadamente 9 mil municipalistas se reuniram em Brasília, no período de 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), durante a 22ª Edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Louveira foi representada pelo presidente da Câmara, Laércio Neris (PTB) e pelos vereadores Luiz Rosa (MDB) e Helinho (PTB), que participaram da discussão de um conjunto de reivindicações, transformado em uma carta com 22 conquistas em favor das cidades. "Foi um evento muito importante, que mostrou a força dos municípios brasileiros", disse Laércio.

          Durante quatro dias, gestores das mais diferentes e distantes regiões do país puderam trocar experiências e conversar, de forma democrática, sobre seus problemas e necessidades. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes foram os convidados de honra do encontro. Ao final dos debates, foi elaborada uma carta reunindo as conquistas obtidas, que já estão sendo encaminhadas pelo Governo Federal e Congresso Nacional.

            Ao todo são 22 itens, sendo que os mais relevantes são:  envio, nos próximos dias, de um projeto de lei que deverá liberar R$ 10 bilhões para Estados e Municípios,  instalação de um comitê para revisão da dívida previdenciária municipal, aprovação de projeto que deverá aumentar em 1% o Fundo de Participação dos Municípios a partir de setembro desde ano, lançamento do plano nacional de segurança hídrica, entre outros.

11/04/2019

Crianças visitam Câmara e aprendem sobre a função do vereador

             Entender as funções de um vereador e as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são alguns dos aprendizados que a Câmara de Louveira trabalha para desenvolver junto às crianças da rede municipal de ensino, que visitam as dependências do edifício que sedia o Poder Legislativo municipal. Na manhã desta quinta-feira, 11, o encontro foi com aproximadamente 50 alunos da Escola da Vila Pasti, promovido pela Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali, da Câmara de Louveira.

             A visita faz parte do programa Conhecendo a Câmara, mantido com o objetivo de aproximar a comunidade das atividades legislativas. Acompanhadas pelas professoras Daiane e Grace, e pela monitora Lúcia, as crianças são orientadas sobre questões de cidadania, dever, ética e a participação na vida da comunidade. O ponto alto da visita são as perguntas que os alunos fazem aos servidores e vereadores, demonstrando muita curiosidade sobre o assunto.

            Durante a visita, as crianças conhecem as salas administrativas, o estúdio da TV Câmara, os gabinetes dos vereadores, o auditório Vereador Jacyr Dinofre e o plenário Vereador José Chiquetto, local onde ocorrem as sessões e audiências públicas. Os alunos são convidados, inclusive, para ocuparem as cadeiras do plenário, no lugar dos vereadores. A vereadora Priscilla Finamore (PRB) recebeu as crianças em seu gabinete durante a visita.

                A Câmara de Louveira mantém programação de visitação guiada, que poderá ser agendada  por qualquer grupo de pessoas interessadas pelo telefone (19) 3878-9420.

09/04/2019

Vereadores participam de evento em Brasília com a presença de Bolsonaro

          Considerado o maior evento municipalista do Brasil, a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi aberta nesta terça-feira,9, com a participação de aproximadamente 5 mil políticos e gestores de todo o país. O presidente da Câmara de Louveira, Laércio Neris (PTB) e os vereadores Luiz Rosa (MDB) e Helinho (PTB) estão representando o município no evento,  que também teve as presenças do presidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre e do ministro Dias Tofolli, presidente do Supremo Tribunal Federal.

          A Marcha a Brasília é um movimento democrático realizado anualmente desde 1998 pela Confederação Nacional dos Municípios, unindo prefeitos, vereadores, secretários, deputados, senadores e governadores em torno de uma agenda de debates em favor de questões que influenciam diretamente a vida dos municípios brasileiros. Este ano, um dos temas principais é a criação de um novo pacto federativo em torno das reformas tão necessárias para o país.

         Durante quatro dias (de 8 a 11) figuras ilustres das diversas áreas da economia, política, direito e social irão participar de ciclos de palestras, workshops e debates, sendo que nesta terça-feira um dos palestrantes mais aguardados foi o ministro da Economia, Paulo Guedes. Laércio, Luiz Rosa e Helinho estão aproveitando a troca de experiências proporcionada pelo evento e trarão para o município idéias e iniciativas positivas que possam colaborar para mais melhorias para a cidade.

09/04/2019

Escola do Legislativo prepara atividades para integrar comunidade à Câmara

         Os componentes da Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali da Câmara de Louveira reuniram-se na manhã desta terça-feira, 9, para definirem a programação de atividades que envolvem a comissão. Com a nova composição, a Escola cuidará de treinamentos de qualificação dos servidores e  realização de eventos e atividades que envolvam temas como a consciência cidadã e a manutenção de registros históricos de interesse do Poder Legislativo.

               Entre as estratégias a serem adotadas, a Escola do Legislativo deverá promover eventos abertos à comunidade, com o objetivo de fomentar o interesse por temas de interesse coletivo, além de proporcionar a oportunidade de participação efetiva do cidadão na discussão de temas relevantes, transmitindo-lhes a troca de experiência e a constante busca pelo conhecimento.

A programação de visitação de alunos das escolas municipais, para conhecer as dependências da Câmara, foi mantida para este primeiro semestre. Outras atividades estão sendo elaboradas com o objetivo de disseminar o conhecimento.

         Segundo o presidente da comissão, Eliel Cecon, o objetivo essencial é proporcionar atividades que envolvam os cidadãos de para que frequentem ativamente o Poder Legislativo municipal e possam debater assuntos de interesse da comunidade, sempre se pautando pelo pluralismo de ideias em busca de soluções coletivas.

08/04/2019

Servidores da Câmara reúnem-se para discutir planejamento e qualidade

          Na manhã desta segunda-feira,8, os servidores da Câmara participaram de uma reunião interna com o objetivo de apresentar as demandas específicas de cada setor e buscar o aprimoramento dos trabalhos, com foco no planejamento estratégico e na qualidade dos serviços prestados à população. O encontro contou também com a presença do presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB), que destacou que  "planejamento é essencial para a eficiência das soluções,  em todos os níveis".

          Cada servidor, dentro de sua área de atuação, apresentou suas demandas e o grupo discutiu sugestões viáveis para o melhor encaminhamento, tendo como foco, sempre, o aperfeiçoamento dos trabalhos internos. Dentre outros temas foram abordadas questões envolvendo qualidade de serviços e atendimento, saúde, segurança e meio ambiente. O objetivo é manter um cronograma  de novos encontros, sempre com o objetivo de fomentar atitudes pró-ativas entre os servidores, para que isso resulte em melhorias nos trâmites internos na Câmara, na boa aplicação dos recursos e no excelente atendimento aos cidadãos.

05/04/2019

Presidente da Câmara recebe visita de secretário de Serviços Públicos

           O presidente da Câmara de Louveira, vereador Láercio Neris (PTB), recebeu a visita do secretário municipal de Serviços Públicos, Humberto Monteiro, na manhã desta sexta-feira, 5, para tratar sobre diversos assuntos que envolvem o trabalho da pasta e as indicações apresentadas pelos vereadores. Também esteve presente à reunião o funcionário da pasta, Osmar Magalhães.

            Láercio destacou que o encontro serviu para que pudesse levar ao conhecimento do secretário as principais reivindicações da população. “Esse tipo de reunião é importante para que possamos conversar sobre os pedidos de limpeza, consertos ou manutenção que os moradores fazem para os vereadores. Estamos em contato com a população no dia a dia e podemos colaborar com a secretaria, indicando as necessidades mais urgentes”, explicou o presidente.

            Durante a reunião, o secretário mostrou-se bastante receptivo às solicitações e relacionou as atividades que estão sendo realizadas nos bairros da cidade, em especial quando o assunto refere-se à zeladoria. A reunião foi encerrada com a disposição do secretário em atender as indicações apresentadas pelos vereadores de Louveira.

04/04/2019

Mais de 50 crianças visitam Câmara em ação de cidadania

          Mais duas turmas de alunos da escola municipal José Odair Montelatto estiveram participando do programa de visitação monitorada, promovido pela Câmara de Louveira. A visita das crianças foi acompanhada pelas professoras Simone e Daniela e ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4. O objetivo é explicar o funcionamento do Poder Legislativo e a função de um vereador.

          As crianças conheceram as dependências administrativas e os gabinetes dos vereadores. Visitaram as instalações do auditório Vereador Jacyr Dinofre e do plenário Vereador José Chiquetto. Durante as explicações sobre o papel do vereador e as diferenças entre Legislativo, Executivo e Judiciário, os alunos fizeram diversas perguntas a fim de eliminar as curiosidades que tinham sobre o trabalho desenvolvido pela Casa.

            O presidente da Casa, vereador Lércio Neris (PTB) recebeu o grupo de alunos e foi bastante questionado sobre diversos temas. “As crianças são curiosas e isso é bom, porque elas fazem as perguntas sobre as dúvidas que muitas pessoas têm e às vezes sentem vergonha de questionar”, afirmou o presidente, que respondeu a todas elas. Laércio explicou que é muito gratificante que essas visitas ocorram, pois mostra que é possível plantar uma semente de cidadania nessas crianças para que entendam, desde cedo, como participar ativamente da vida da comunidade.

            Os vereadores Helinho (PTB) e Leandro Lourençon (PSDB) também recepcionaram as crianças em seus gabinetes. Grupos interessados em fazer uma visita monitorada e conhecer a Câmara de Louveira podem agendar pelo telefone (19) 3878-9420.

03/04/2019

Emoção marca pronunciamentos de vereadores em sessão

        A emoção tomou conta do pronunciamento dos vereadores que usaram a Tribuna Livre, durante a sessão desta terça-feira, 2. Durante a 5ª reunião ordinária do ano, os vereadores de Louveira aprovaram por unanimidade um projeto de lei, um projeto de resolução, duas moções, dois requerimentos e 42 indicações de melhorias.

        O primeiro projeto aprovado é sobre o orçamento municipal e faz um ajuste formal de redação. O outro é o que autoriza vereadores a participarem da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a ser realizada entre os dias 8 e 11 de abril. Na Câmara de Louveira, a participação de vereadores nesse tipo de evento é limitada a até três vereadores, em sistema de rodízio.

       Durante a sessão, três vereadores fizeram uso da Tribuna Livre.

 

Priscilla Finamore (PRB) - a vereadora Priscilla Finamore (PRB) se emocionou, ao lembrar o falecimento da amiga Caroline Soares, vitima de câncer, no domingo. Apesar do momento triste, Priscilla fez questão de homenagear a batalha da Carol pela vida, que jamais se entregou à tristeza e contaminava seus amigos com o sorriso de quem sabia viver. “Mesmo nos momentos de dor, precisamos compreender que a vida nos dá a oportunidade de aprender. E, você Carol, com toda sua garra, nos ensinou o valor do carinho, da luta e do sorriso”, afirmou a vereadora. “Menina, voluntária, filha, amiga, mãe, mulher (com toda força da palavra), mesmo na luta contra uma doença que por várias vezes tentou derruba-la, seguiu sua vida, dando tudo de si para realizar suas conquistas. Uma delas se formar em um curso onde um dos propósitos era levar vontade de viver a quem precisava”, relatou, sobre o curso de Enfermagem que Carol frequentou. Logo após, familiares presentes à sessão abraçaram e agradeceram as palavras da vereadora.

 

Rodrigão (PSD): o vereador também se emocionou ao falar do falecimento de seu avô, João Regorão, que faleceu na sexta, 29, com 89 anos. Ele aproveitou para homenageá-lo e destacar os ensinamentos que deixou a toda a família. Rodrigão explicou que, apesar de ser um momento difícil, o falecimento de seu avô se deu enquanto ele dormia. “Ele viveu 89 anos, deitou-se e morreu serenamente, enquanto dormia”, tranquilizou-se. E comparou toda a vida que teve, com o falecimento da Carol, que ainda tinha muito a viver. “São duas estrelas que hoje brilham nos céus”, afirmou.

          Rodrigão também defendeu o projeto do “Carnaval Solidário”, de sua autoria e que está tramitando pela Casa. O projeto prevê ações de conscientização para a doação de sangue, em especial durante o período carnavalesco, “época de muita dificuldade nos bancos de sangue, pois há um aumento nos acidentes de trânsito, reduzindo o estoque das bolsas de sangue”

           As contas de água foi outro assunto abordado pelo vereador. Ele cobrou ação efetiva da Secretaria de Água e Esgoto na revisão de contas de água que tiveram alteração no mês de troca dos hidrômetros. Segundo Rodrigão, ele tem recebido várias reclamações de moradores sobre o assunto. Ele considera errada a cobrança nos casos em que havia um valor médio nos três meses antes da troca do hidrômetro, depois um aumento, e depois retornavam aos valores anteriores. “Peço que o secretário reveja essas contas”, cobrou. Para ele, se as contas continuassem num valor alto depois da troca dos hidrômetros, poderia justificar com um vazamento ou marcação anterior errada. Mas subir muito só no mês da troca, não é justo cobrar. Além de colocar o gabinete à disposição de outros moradores com o mesmo caso, Rodrigão sugeriu que a Prefeitura adote a instalação de ventosas para eliminar a passagem de ar nos encanamentos.

         Por fim, ele ressaltou suas indicações, em especial para que a Prefeitura adote a carteira de vacinação digital, o que iria auxiliar no controle de vacinação e de compra de vacinas, e agradeceu a limpeza feita nos arredores do córrego do Santo Antônio para evitar inundações e elogiou a ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar no combate às drogas, com trabalho intensivo e apreensões de drogas.

 

Nilson Cruz (PSD): o vereador solicitou maior atenção das forças de segurança, para ampliar as ações no bairro Monterrey. Ele também cobrou uma ação efetiva da Prefeitura para a “tão esperada” Rodoviária. “Está na hora de ter nosso lugar próprio. Chega de parar em beira de estrada”, afirmou, dizendo que espera que nos próximos dois anos possa ter um resultado positivo sobre esse assunto. Nilson também se solidarizou com a emoção demonstrada pela vereadora Priscilla sobre o falecimento da Carol, e com o vereador Rodrigão, pelo falecimento do seu avô.

        Por fim, Nilson falou de um tema que ele julgou polêmico. “Hoje está fazendo falta a TV Câmara”, comentou, sobre a suspensão dos trabalhos por determinação judicial. Nilson pediu empenho da atual presidência para que traga a TV de volta, mesmo que não seja no mesmo porte. Para ele, o trabalho que vinha sendo desenvolvido era bom para a população e que aproximava o trabalho do Legislativo com os moradores. O presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB) respondeu ao vereador afirmando que a Casa foi notificada pela Justiça para que houvesse a suspensão dos trabalhos da TV na sexta-feira, 29. “Ordem judicial se cumpre. Estamos tomando todas as medidas cabíveis, dentro da lei, sobre essa questão”, comentou.

03/04/2019

Vereadora denuncia casos de envenenamento de animais

            A vereadora Priscilla Finamore (PRB) denunciou a existência de casos de envenenamento de animais em Louveira e propôs Moção de Repúdio aos atos covardes e à venda do veneno conhecido popularmente como “chumbinho”. A iniciativa foi elogiada pelos demais vereadores e foi aprovada por unanimidade, durante a 5ª Sessão Ordinária, na noite desta terça-feira, 2.

            “Não tem explicação para entender como um ser humano faz uma maldade dessas”, iniciou a vereadora, referindo aos casos de envenenamento. Segundo Priscilla, o município tem registrado diversos casos de envenenamento de cães e gatos e só a Polícia irá conseguir resolver o caso. Por isso, pediu que os donos de animais registrem o Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade, em caso de tentativa ou de envenenamento dos animais. “A pessoa não precisa gostar de animais, mas é preciso respeitá-los, não atacá-los”, suplicou a vereadora, que atua como voluntária na ONG Amalo, Associação dos Amigos dos Animais de Louveira.

            No documento que apresentou, Priscilla registrou que as mortes dos animais têm sido provocadas por uso do “chumbinho”, um veneno raticida que comercialização proibida, exatamente porque coloca a vida de crianças e animais em perigo. O envenenamento provoca distúrbios que provocam sofrimento com diversos sintomas, entre elas a insuficiência respiratória, hemorragias internas, paralisias e culminando na morte dos animais. A autora lembrou, ainda, que o envenenamento, o abuso e maus tratos, são considerados crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção e multa, e que a comercialização do “chumbinho” é considerado crime contra a Saúde Pública, com pena de prisão de até 15 anos.

            A Moção de Repúdio às pessoas que fazem uso do veneno contra os animais repercutiu entre os demais vereadores. Nilson Cruz (PSD) opinou sobre a necessidade de se conscientizar as pessoas. “Quem não respeita o animal, não irá respeitar um ser humano também”, afirmou. Rodrigão (PSD) elogiou o trabalho da autora da Moção como defensora da causa animal e se mostrou preocupado com os casos de envenenamento. “Quem faz isso não pode ser chamado de humano. Falta punição, tem lei para combater isso”, completou, pedindo que a população denuncie para que a Polícia tenha condições de investigar e descobrir os autores dos ataques.

            Leandro Lourençon (PSDB) também mostrou indignação sobre o caso e reforçou a necessidade de se denunciar e registrar os casos para melhor investigação e chegar numa punição aos responsáveis. Caetano (PTB) afirmou que não conhecia a autora antes, mas que aprendeu a admirar o trabalho que faz pela causa animal. Ele disse que foi conhecer pessoalmente as instalações da Amalo e que entende a importância de divulgar o tema, a fim de conscientizar as pessoas. O presidente da Câmara, vereador Laercio Néris (PTB) também falou do trabalho da causa e animal e afirmou ser “lamentável que pessoas cheguem a fazer tamanha maldade com os animais, que sofrem muito”.

03/04/2019

Trabalho da Casa de Abrigo recebe homenagem

          O vereador Leandro Lourençon (PSDB) prestou homenagem ao trabalho de acolhimento promovido por toda a equipe da Casa de Abrigo, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O reconhecimento foi feito por meio de uma Moção de Aplausos e Congratulações, aprovada por todos os vereadores, em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 2.

         A Casa de Abrigo de Louveira é vinculada à Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo acolher provisoriamente crianças e adolescentes vítimas de abandono ou com riscos e que são afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva até que sejam reinseridas nas famílias de origem ou encaminhadas a outra família.

          O vereador lembrou que, desde que foi criada, a Casa de Abrigo já atendeu mais de 300 crianças com acompanhamento psicossocial individualizado, além de atividades culturais, esportivas e de lazer. Leandro parabenizou o trabalho desenvolvido pela coordenadora da equipe, Gisele de Oliveira Câmara, e toda a equipe, composta por mais 16 profissionais de diversas áreas. “O trabalho dessa equipe é maravilhoso e muitas vezes eles assumem o papel de pais e mães dessas crianças. Que Deus abençoe todos os profissionais que desenvolvem esse lindo trabalho de acolhimento, garantindo os direitos básicos das crianças e adolescentes e tornando esse momento menos doloroso, longe do convívio familiar”, disse Leandro.

            Rodrigão (PSD) destacou que a equipe da Casa Abrigo valorizam as crianças, possibilitando que sejam encaminhadas para serem felizes ao lado de uma família estruturada. Priscilla Finamore (PRB) registrou que o trabalho é feito pelas profissionais com muito amor, afago e carinho, enquanto Luiz Rosa (MDB) lembrou que não se trata de um trabalho fácil, pois lida com pessoas que necessitam auxílio e que só equipes com muita dedicação conseguem realizar o que vem sendo feito na Casa Abrigo. Nilson Cruz (PSD) afirmou que há união na equipe e que todos os integrantes são muito dedicados, enquanto Caetano (PTB) agradeceu a existência desse trabalho, pois as crianças realmente passam por situações difíceis e encontram amor nesses profissionais. O presidente da Câmara, Laércio Neris (PTB) lembrou que infelizmente há situações em que as crianças precisam ser retiradas de suas famílias, para a segurança delas, e que a Casa de Abrigo serve como um novo lar, sendo recebidas com amor e carinho.

Please reload

1/10

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/2

1/2

1/1

1/11

1/2

1/1

1/1

1/1

1/12

1/1

1/1

1/1

1/2

1/3

Rua Wagner Luiz Bevilacqua, nº 35, Bairro Guembê - CEP 13290-000 - Louveira - Estado de São Paulo - Contate-nos: (19) 3878-9420 

Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira  das 09:00 às 17:00 horas

Copyright - Câmara Municipal de Louveira - Todos os direitos reservados