Notícias

Notícias da Câmara



Louveira usará cordão de fitas para conscientizar sobre doenças raras

Visualize fotos

O município de Louveira irá adotar o uso do cordão de fitas como símbolo de conscientização sobre as doenças raras. O projeto, de autoria do vereador presidente Kaká Rodrigues, foi aprovado por todos os vereadores que estiveram presentes na 19ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta segunda, 10. O objetivo é promover a conscientização da população e o apoio às pessoas afetadas por doenças raras, assim como a divulgação de informações sobre esses tipos de enfermidades.

Segundo Kaká, as doenças consideradas raras exigem atenção especial em todas as suas fases, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento das pessoas acometidas por elas. E quanto mais se demora a diagnosticar a doença, maior a probabilidade de agravamento da doença e perda de qualidade de vida do paciente.  Por essa razão, dar visibilidade e divulgar informações sobre os diversos tipos de doença podem facilitar a compreensão da sociedade sobre determinada doença. “O uso do cordão de fitas visa facilitar e melhorar o atendimento e proporcionar respeito e qualidade de vida a essas pessoas, como forma de inclusão e reconhecimento das necessidades que elas têm”, justificou o autor.

O projeto de lei aprovado prevê que também seja identificado o cordão de fitas no Cartão Cidadão, além de permitir a realização de parcerias entre o poder público e entidades da sociedade civil para a promoção de ações relacionadas ao tema. Kaká pediu o apoio dos demais vereadores para aprovação do projeto, afirmando que Louveira seja um exemplo de cidade que acolhe, que informa e que valoriza cada cidadão independentemente da sua condição de saúde.

O vereador Leandro Lourençon afirmou que quando se fala de doenças raras, esse tipo de projeto vem facilitar a vida desse cidadão, apoiando a proposta de também incluir a simbologia no Cartão Cidadão.




Publicado em: 11/11/2025 14:56:40

Publicado por: João Ricardo Pupo / Fotos: Elaine Lima e Heitor Oliveira