Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Louveira inova com uso de IA no trabalho parlamentar

Visualize fotos

A Câmara de Louveira está dando um passo a caminho das novas relações entre a comunidade e o poder público, com a implantação de um sistema de aplicativos que irá auxiliar os gabinetes dos vereadores, permitindo maior agilidade no atendimento das demandas da cidade. Na manhã desta quinta-feira, 2, servidores participaram da palestra sobre a Inteligência Artificial na Gestão Pública e o treinamento dos sistemas implantados, ministrada pelo empresário e jornalista Eduardo Sona.

O presidente da Câmara, vereador Kaká Rodrigues, acompanhou a apresentação e destacou que a Inteligência Artificial, quando bem utilizada, permite que o vereador possa atender a população com mais eficiência, qualidade e rapidez. Por esta razão, a Câmara adquiriu as licenças para que os gabinetes possam ter essa ferramenta de trabalho, considerada inédita entre as Câmaras.

Durante a apresentação do novo dispositivo, foram explicadas as principais funcionalidades e a necessidade de adequar a gestão pública à realidade em que vive a sociedade. Entre os aplicativos instalados, Eduardo Sona comentou sobre as principais funções deles. O VereadorMax, como foi batizado, possui aplicativo para elaboração de proposituras como moções, projetos de lei, requerimentos e indicações, um outro aplicativo para acompanhamento das publicações nos diários oficiais e um para controle das demandas recebidas pelo gabinete.

A inteligência artificial também é capaz de gerar relatórios de atividades de cada gabinete de maneira a orientar o vereador sobre os principais problemas recebidos, por tema ou região da cidade. A ferramenta de trabalho também é capaz de gerar imagens ilustrativas e pesquisar notícias e informações sobre a cidade publicadas nas mídias tradicionais e digitais.




Publicado em: 02/10/2025 14:52:52

Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto: Heitor Oliveira