Foi aprovado, durante a 16ª Sessão Ordinária, projeto de autoria do vereador Nildo Redenção que visa promover ações de conscientização, educativas e de apoio psicossocial para os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. O Projeto de Lei 34/2025 prevê a criação da Campanha Cuidando de quem Educa e recebeu votos favoráveis de todos os vereadores presentes na sessão da noite de segunda-feira, 29. O vereador Gilberto Piska não compareceu à sessão.
Segundo justificativa do autor, a saúde mental desses profissionais é um tema de extrema relevância e urgência, tendo em vista os desafios cotidianos enfrentados no ambiente escolar. Para Nildo Redenção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome de burnout, dentre outros, são condições cada vez mais presentes na vida desses profissionais que estão na linha de frente da Educação e desempenham um papel fundamental na formação das futuras gerações.
Com a criação da Campanha, é possível oferecer um suporte especializado aos educadores por meio de ações de acolhimento, prevenção e eventuais encaminhamentos de tratamento. A ideia é que a campanha seja promovida de forma permanente e não apenas em datas específicas. Entre as diretrizes previstas estão o atendimento e tratamento psicossocial individual, realização de reuniões de grupo de apoio, campanhas informativas e de orientação sobre doenças profissionais e atividades para orientar os educadores quanto aos riscos de não dar a devida atenção à saúde mental.
Nildo Redenção usou a palavra para pedir apoio dos colegas e explicou o objetivo do projeto.
Publicado em: 30/09/2025 13:55:43
Publicado por: João Ricardo Pupo / Fotos: Elaine Lima