Todos os presidentes das Câmaras de Vereadores das cidades que compõem o Parlamento Regional Intermunicipal da Região Metropolitana de Jundaí (RMJ) participaram de mais uma reunião em busca de soluções conjuntas para a região. A Câmara de Louveira sediou o encontro na manhã desta quinta-feira, 7, com a participação de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Várzea Paulista, região que envolve aproximadamente 1 milhão de moradores.
Temas como Saúde, Educação, mobilidade urbana, moradia popular e regularização da RMJ foram debatidos por aproximadamente duas horas entre os vereadores. Várias propostas foram colocadas à mesa, sempre com o objetivo de solucionar problemas que envolvem várias cidades da região. Nas palavras dos presidentes, a certeza de que a união fortalece a ação de reivindicação junto aos governos estadual e federal.
Estiveram presentes os presidentes de Cabreúva, Rodrigo Santi; Campo Limpo Paulista, Tonico; Itatiba, David Bueno; Itupeva, Marcão Marchi; Jarinu, Rogério Sapão; Louveira, Kaká Rodrigues; Jundiaí, Edicarlos Vieira; e Várzea Paulista, Eliseu Notário.
O Parlamento Regional está trabalhando para reivindicar que o Hospital Regional de Jundiaí atenda os oitos municípios da região e que se construa outro hospital para atender municípios mais distantes. Foi proposta o convite para que representantes do governo estadual estejam presentes no hospital regional para debater o assunto, assim como a integração dos hospitais que atendem casos de menor complexidade, com a criação de mais leitos. Outro assunto debatido é a regulamentação da RMJ, de modo a criar mecanismos para que a própria região atue, sem depender de municípios de outra região, como Campinas. Um avanço conquistado em Várzea Paulista, por exemplo, com investimentos para equipar e ampliar o número de leitos gera impacto positivo nas demais cidades. Outro avanço graças ao empenho do Parlamento Regional foi em relação ao aumento de vagas noturnas em escolas estaduais.
Audiências junto à Casa Civil do governo Estadual e a Ministérios em Brasília deverão ser agendadas para que o Parlamento Regional possa levar as reivindicações e conquistar melhorias. Essa união facilita a articulação política e a visibilidade regional. Além da Saúde e da Educação, que já registra avanços, outro tema importante é a mobilidade urbana. O objetivo é reunir todas as informações do transporte urbano de cada cidade e elaborar um estudo para apresentar junto ao governo estadual, de maneira que esse tema seja pensado e debatido de forma regionalizada, a fim de simplificar a vida dos usuários do sistema. A próxima reunião ocorre em Jarinu em setembro.
Publicado em: 07/08/2025 13:39:24
Publicado por: João Ricardo Pupo / Fotos: Elaine Lima